A NR-23 é uma norma que estabelece diretrizes para proteção contra incêndio, desde instruções para evacuação rápida do pessoal de serviço, equipamentos adequados para extinção de incêndio no início, até informações sobre treinamento de pessoal no uso adequado dos equipamentos.
O conhecimento e a aplicação correta da norma contribuem para a minimização de danos ou lesões.
Qual o objetivo da NR 23?
A NR-23 tem como objetivo informar e fornecer recursos para a sociedade proteger e combater incêndios em suas dependências. Os principais objetivos da norma são
- Proteger a integridade física dos colaboradores;
- Preservar os bens tangíveis da empresa;
- Ensinar sobre a implantação de saídas de emergência;
- Fornecer orientação sobre os melhores equipamentos e procedimentos de combate a incêndio;
- Fornecer instruções para treinamento de incêndio;
- Fiscalizar a existência de equipamentos de combate a incêndios e sinalização adequada.
Quais os requisitos da NR 23?
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 23, todas as empresas devem cumprir os seguintes requisitos de proteção e extinção de incêndio:
- Sistema de proteção
O sistema de proteção contra incêndio, composto por sensores localizados em diferentes áreas da empresa, deve acionar alarme sonoro quando necessário. Outros equipamentos integrados, como extintor de incêndio, podem ser acionados automaticamente.
- Saídas de emergência
A empresa deve dispor de saídas de emergência em número suficiente para garantir uma evacuação rápida e segura em caso de emergência.
As saídas de emergência deverão permanecer abertas durante todo o horário de trabalho e deverão obedecer às orientações de dimensionamento, localização e utilização especificadas na NBR 9077.
- Equipe treinada
A empresa deverá selecionar um grupo de funcionários que serão treinados para evacuar o prédio e realizar o combate inicial ao incêndio.
- Marcação correta
Em caso de incêndio devem ser assinaladas as vias de evacuação, a saída e a localização dos equipamentos de combate a incêndios. Luzes de emergência devem estar disponíveis
Consequências do não cumprimento
Durante fiscalização da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), caso o fiscal detecte alguma infração por parte da empresa, será definido um prazo para regularização da situação. O descumprimento do prazo acarretará multa dependendo da gravidade da infração e do número de colaboradores expostos ao risco.
Métodos de extinção de incêndio
O incêndio deve ser combatido diretamente na sua origem, utilizando técnicas aplicadas de acordo com a situação.
Dentre as formas de combate podemos citar:
Resfriamento: o calor da reação é removido com água ou outros componentes que possam resfriar a fonte do fogo. É o método mais comum, mas quando se utiliza água é necessário analisar a presença de equipamentos elétricos ou rede de distribuição de energia.
Sufocação: é uma técnica utilizada para remover o oxigênio da fonte de um incêndio, extinguindo assim a reação química e removendo a fonte.
Isolamento: utilizado principalmente em situações de grandes incêndios, o isolamento é utilizado para evitar a maior propagação do fogo, para concentrá-lo em um local específico para iniciar outras formas de combate.
Treinamento NR 23
O curso de formação NR 23 tem duração de 20 horas letivas. Seu objetivo é capacitar os trabalhadores para atuarem de acordo com a NBR-14276 nas ações de prevenção e combate a incêndios.
Ao concluir o curso, a empresa deverá montar um corpo de bombeiros próprio com trabalhadores devidamente treinados para intervir em situações de emergência.