A Norma Regulamentadora 10 é uma norma que garante a segurança de instalações e serviços elétricos. Ela abrange a fase de geração, transmissão, distribuição e consumo e tem como principal objetivo definir as melhores práticas para os serviços que envolvem energia elétrica para garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores que atuam nesta área, direta ou indiretamente.
Qual a importância da NR 10?
A NR 10 é de extrema importância para tornar mais seguros os ambientes de trabalho com riscos elétricos, evitando assim acidentes e mortes dos profissionais que prestam serviços nesta área.
As empresas são obrigadas a fornecer equipamentos e dispositivos de proteção, realizar treinamentos e manter atualizados os diagramas unifilares (desenhos técnicos que representam o sistema elétrico da empresa).
Além disso, empresas com carga instalada superior a 75 kW também precisam possuir um Registro de Instalação Elétrica, que contém informações relativas às instalações elétricas no local, como verificações e medições do sistema de proteção contra descargas.
Quais são os destaques da NR 10?
Em resumo, a NR 10 orienta as fases de geração, distribuição, transmissão e consumo de energia elétrica. Além disso, aborda também os cuidados que devem ser tomados durante a instalação, construção, montagem, operação e manutenção de instalações elétricas.
Os principais pontos que podemos encontrar na NR 10 são:
- Medidas de controle;
- Medidas de proteção coletiva
- Medidas de proteção individual
- Segurança em projetos
- Segurança na construção, montagem, operação e manutenção;
- Segurança em instalações elétricas desenergizadas
- Segurança em instalações elétricas energizadas;
- Trabalhos envolvendo alta tensão (AT);
- Qualificações, habilitações, formação e autorização dos trabalhadores;
- Proteção contra incêndio e explosão;
- Marcações de segurança
- Instruções de trabalho
- Emergência.
Como adequar a empresa NR 10?
Qualquer empresa que possua algum processo/serviço próximo à rede elétrica é obrigada a cumprir a NR 10. Além de fornecer manuais e documentos sobre o sistema de segurança elétrica da empresa, os trabalhadores devem ter acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e treinamentos capacitantes.
Como funciona o treinamento para a NR 10?
De acordo com o Anexo III da NR 10, os cursos básicos deverão ter carga horária mínima de 40 horas. Também é obrigatória a apresentação de alguns tópicos, como:
- Introdução à Segurança Elétrica;
- Utilização de equipamentos de proteção coletiva e individual;
- Normas técnicas brasileiras;
- Proteção e extinção de incêndio e técnicas básicas de primeiros socorros.
Para os cursos complementares, a carga horária mínima também é de 40 horas e é necessária programação mínima para organização do sistema elétrico de potência; riscos típicos na proteção e prevenção ambiental; marcação e isolamento de áreas de trabalho; segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos, etc.
Os principais benefícios desses treinamentos incluem:
- Treinamento e qualificação de trabalhadores
- Redução de acidentes de trabalho;
- Maior competitividade no mercado;
- Maior produtividade e engajamento no trabalho
É muito importante que o trabalhador, após 2 anos de conclusão da formação, passe por uma reciclagem com jornada mínima de trabalho entre 8 e 20 horas.