A Norma Regulamentadora 17, também conhecida como “norma de ergonomia”, é uma regulamentação específica de condições de trabalho que trata da ergonomia e dos riscos à saúde em ambientes e locais de trabalho inadequados.
Ergonomia é o estudo científico que trata da interação e adaptação do trabalho às pessoas, a fim de garantir o bem-estar e melhorar o seu desempenho geral. E por isso foi incluído na regulamentação da prática trabalhista brasileira.
O desempenho em condições inadequadas pode causar uma série de males, incluindo problemas lombares, como problemas de postura, dores nas costas, hérnia de disco, força excessiva na coluna e aumento do desgaste nas vértebras, discos e articulações etc. Porém, a NR 17 existe para implementar regras que possam garantir a saúde dos colaboradores, a redução de doenças no ambiente de trabalho e a qualidade de vida e desempenho do colaborador.
A ergonomia não trabalha apenas os aspectos físicos do trabalhador, mas também os emocionais. Funciona como uma tríade: conforto, segurança e eficiência.
Do que se trata a NR 17?
Os aspectos gerais da NR 17 são:
- Levantamento e transporte individual de cargas/materiais;
- Móveis e equipamentos de trabalho;
- Condições do ambiente de trabalho (iluminação, ruído, etc.);
- Organização do trabalho;
- Trabalho dos operadores de caixa registradora;
- Trabalho com teleatendimento/telemarketing.
A compreensão do Departamento do Trabalho sobre ergonomia aproveita as altas taxas de doenças ocupacionais e entende que cuidar e manter a saúde dos trabalhadores pode ajudar as empresas a manter a qualidade de vida e reduzir as licenças médicas.
Ergonomia no espaço de trabalho
As empresas que possuem atividades de alto risco e muitos profissionais saíram por motivo de doença sabem o quanto é importante apoiar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Deste ponto de vista, a ergonomia é um dos pilares básicos para alcançar o bem-estar.
As normas da NR 17 são diretrizes, mas cabe às empresas analisar todas as funções, atividades e peculiaridades psicofisiológicas de seus profissionais para entender quais são os riscos à saúde dos colaboradores e quais as melhores formas de garantir a saúde.
As regras estabelecidas podem parecer excessivas à primeira vista, mas funcionam como medidas preventivas contra doenças que podem ocorrer a curto, médio e longo prazo.
Porém, os fatores que causam doenças no local de trabalho são diferentes. Garantir um ambiente adequado aos colaboradores garante a qualidade da cadeia produtiva até nos mínimos detalhes, como iluminação ou altura dos móveis.
Uma boa análise ergonômica deve incluir as especificações dos móveis, equipamentos, mas também a prática da atividade laboral e quais riscos à saúde o colaborador está exposto ao exercer essa função.
A quem se destina a NR-17?
Esta norma destina-se a todos os trabalhadores e empresas. Os padrões regulatórios variam de acordo com o tipo de atividade de trabalho. Porém, quando se fala em ergonomia, significa que o ambiente de trabalho deve se adaptar ao trabalhador independente do cargo, função ou atividade.
A ergonomia foi criada justamente para conciliar a medicina do trabalho com a segurança do trabalho, para garantir a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores e, por fim, para criar formas de proteger a saúde e reduzir o esforço físico, mental e psicológico dos profissionais no desempenho de sua função.
Como aplicar e garantir a prática da NR 17 na empresa?
No ambiente empresarial, a empresa deve comunicar a todos os colaboradores quais são as regras estabelecidas pela NR 17 e instalar murais ou cartilhas que sejam de fácil visualização quais são as medidas que o próprio colaborador pode se atentar para garantir a sua saúde no ambiente de trabalho.
Além disso, as equipes de RH e segurança do trabalho devem sempre fiscalizar e tomar medidas preventivas para evitar acidentes. Instalar placas, avisos ou anúncios via e-mail, por exemplo, são formas de informar a necessidade de atenção dos profissionais.
Já no ambiente do teletrabalho ou home office, as empresas devem promover a saúde dos colaboradores.
Uma atenção especial vai para a estrutura do ambiente de trabalho do colaborador, isto é: as dimensões da mesa, distância entre a tela e o colaborador, postura, altura e regulagem da cadeira, espaço para movimentação e execução de atividades para além do computador, etc.
As empresas podem oferecer uma cartilha com todas as resoluções previstas na NR 17, bem como os cuidados à saúde física e mental.