A norma regulamentadora NR 32 é norma que estabelece medidas de prevenção e controle de riscos biológicos nos locais de trabalho com o objetivo principal de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores no desempenho de seu trabalho.
O conceito de riscos biológicos segundo a NR 32 inclui todos os perigos de natureza biológica que podem ser transmitidos aos trabalhadores, como doenças infecciosas, alergias e outras ameaças à saúde. Os riscos biológicos são comuns em muitos setores, como saúde, agricultura, pesquisa, entre outros.
Qual a importância da NR 32?
A importância da NR 32 para a saúde e segurança no trabalho é inquestionável, pois oferece medidas eficazes de prevenção e controle dos riscos biológicos, garantindo assim a integridade física e psicológica dos trabalhadores. Além disso, a NR 32 também apoia a promoção de práticas de higiene e segurança no ambiente de trabalho, melhorando as condições de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores.
A NR 32 é de extrema importância para empregadores e empregados, pois sua implementação garante benefícios concretos para a saúde e segurança dos trabalhadores, porém, em caso de descumprimento, os empregadores podem ser punidos com multas e ações trabalhistas.
Objetivos da NR 32
- Proteção dos trabalhadores contra riscos biológicos
A proteção dos trabalhadores contra riscos biológicos é um dos principais objetivos da Norma Regulamentadora n32 – NR 32. A norma foi criada para prevenir infecções e doenças transmitidas no setor saúde, que por sua vez são causadas por agentes biológicos como bactérias, vírus, fungos, entre outros.
A NR 32 estabelece medidas para prevenir e controlar riscos biológicos no ambiente de trabalho. Algumas destas medidas incluem, mas não estão limitadas a limpeza de equipamentos e ambiente de trabalho, utilização de equipamentos de proteção individual, implementação de procedimentos de segurança. Estas medidas, por sua vez, visam garantir a segurança dos trabalhadores contra infecções e doenças.
Além disso, a NR 32 também apoia a formação e qualificação dos trabalhadores para conscientizá-los sobre os riscos biológicos e ensiná-los a identificar e prevenir situações que possam gerar acidentes.
- Condições de higiene e segurança no ambiente de trabalho
Garantir condições de higiene e segurança no ambiente de trabalho também é um dos principais objetivos da NR 32. Para tanto, a norma estabelece requisitos para equipamentos, equipamentos e ferramentas de trabalho com o objetivo de garantir um ambiente seguro. para profissionais de saúde.
Os requisitos propostos pela NR 32 nesse sentido incluem a manutenção das instalações e equipamentos em boas condições higiênicas e funcionais. Para atingir este objetivo, a norma exige limpeza e desinfecção regulares dos equipamentos, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, bem como o fornecimento e uso adequado de proteção individual, EPI, para garantir a segurança contra riscos biológicos.
A norma exige também a disponibilidade de recursos de trabalho adequados, que neste departamento incluem não só equipamentos de trabalho como iluminação adequada, mas também itens como água potável, saneamento básico, entre outros.
A importância da participação dos trabalhadores na implementação da NR 32
A participação dos trabalhadores é fundamental na implementação da Norma Regulamentadora n32 – NR 32 visto que, além de garantir a segurança e a proteção da saúde nos ambientes hospitalares e clínicos, a norma também contribui para a eficácia das medidas preventivas contra riscos biológicos.
A qualificação e a formação dos trabalhadores são essenciais para garantir a compreensão e a eficácia das medidas de prevenção de riscos biológicos. Isto inclui, entre outros, o conhecimento dos riscos biológicos presentes no ambiente de trabalho, medidas de proteção individuais e coletivas.
Além disso, a participação dos colaboradores na implementação da NR 32 também apoia a construção de uma cultura de segurança e saúde no ambiente de trabalho, que por sua vez é necessária para manter e melhorar continuamente as medidas preventivas contra riscos biológicos.
Riscos abordados na norma
É necessário ressaltar os riscos que justificam o uso da NR-32. Os principais incluem riscos químicos, riscos biológicos, riscos físicos, riscos ergonômicos e riscos de acidentes.
Químicos – relacionados ao contato com gases e produtos contendo substâncias tóxicas, que podem causar reações e posteriormente sérios problemas de saúde em contato com a pele e o corpo;
Biológico – todos aqueles que envolvem a possibilidade de contato com agentes biológicos, como microrganismos, culturas celulares, parasitas, toxinas e príons (moléculas de proteínas que não contêm ácidos nucléicos, como DNA e RNA, e têm a capacidade de criar uma série de de problemas de saúde);
Físicos – aqueles que envolvem exposição excessiva a agentes físicos como ruído, vibração, pressão anormal, iluminação, temperaturas extremas e níveis elevados de radiação;
Ergonômico – inclui uso incorreto de equipamentos e/ou posicionamento inadequado do colaborador no ambiente de trabalho. Considera-se que este risco causa problemas psicológicos, fadiga física e alterações no corpo humano;