Ideia Medicina do Trabalho

O que é a NR 33?

A NR 33 é um conjunto de normas de segurança que devem ser adotadas para todas as atividades que serão realizadas em espaços confinados, bem como dados para identificação, reconhecimento, avaliação e monitoramento dos riscos existentes no ambiente.

Para que serve a NR 33?

A NR 33 descreve requisitos e diretrizes de segurança, bem como dados relativos ao trabalho em espaços confinados.

Ao aplicar a norma, o trabalho pode ser realizado com segurança em espaços confinados, os acidentes podem ser evitados e a saúde e a segurança dos trabalhadores podem ser promovidas.

O que é um espaço confiável?

Espaço confinado é um local de acesso limitado, não destinado ao trabalho humano, onde podem estar presentes gases tóxicos e/ou inflamáveis, além de baixa ventilação e níveis reduzidos ou elevados de oxigênio.

Treinamento NR 33 – Espaços Confinados

Todos os trabalhadores que irão exercer atividades em espaços confinados deverão passar por treinamento especial que os qualifique para essas atividades. O treinamento de espaços confinados é realizado de acordo com a função a ser desempenhada, e cada um possui carga horária e conteúdo específico para aquela função.

Entre as funcionalidades temos:

  • Trabalhador autorizado a realizar atividades em espaços confinados;
  • Supervisor de Espaços Confinados;
  • Responsável técnico de espaço limitado;
  • Vigia;

De acordo com a NR 33, espaço fechado é um ambiente que não foi destinado à habitação humana, com entrada e saída difícil ou limitada, com possibilidade de presença de substâncias tóxicas e inflamáveis, e também com baixa ventilação. e níveis de oxigênio que podem ser aumentados ou diminuídos.

De acordo com a NR 33, compete ao empregador:

  • identificar áreas de espaço limitado no ambiente de trabalho, os riscos presentes nessas áreas e implementar uma gestão de segurança e proteção à saúde para as atividades que serão realizadas, seja através de medidas administrativas, técnicas de prevenção, pessoal, emergência e resgate, garante a possibilidade de realizar atividades com segurança nesses locais;
  • garantir que todos os trabalhadores que irão realizar as atividades sejam competentes para realizá-las com segurança, que tenham conhecimento das medidas de controle, emergência e resgate em espaços confinados, exceto que a atividade não comece até uma autorização por escrito para trabalhar e entrar como especificado no Anexo II NR 33;
  • acompanhar a implementação de medidas de controle, segurança e saúde dos trabalhadores das empresas contratantes, promover meios e condições seguras para a atividade, além de fornecer informações às empresas contratantes sobre o ambiente de trabalho e espaço confinado, riscos das atividades e exigência de treinamento de seus trabalhadores;
  • interromper quaisquer atividades que sejam suspeitas de risco grave e iminente, abandonando imediatamente o local;
  • garantir que as informações relativas ao espaço restrito estejam sempre atualizadas e disponíveis para revisão.

Os funcionários são responsáveis por:

  • cooperar na implementação das medidas propostas na NR 33;
  • utilizar adequadamente os equipamentos de segurança fornecidos para a realização das atividades e seguir os procedimentos e instruções descritos no treinamento de atividades em espaços confinados;
  • notificar a segurança e a fiscalização de entrada de todas as situações de risco que ocorram no local, para si ou para terceiros.

Medidas de Proteção

Devem ser tomadas medidas de proteção ao trabalhar em espaços confinados, incluindo:

  • identificação, isolamento e marcação de locais, restrição de entrada de pessoas não autorizadas;
  • reconhecimento preliminar dos riscos presentes no local;
  • desenvolver e aplicar medidas de controle dos riscos presentes no espaço confinado, bem como sua avaliação;
  • implementar o uso de fechaduras, cadeados, selos, etiquetas e outros dispositivos de segurança;
  • avaliar e monitorar constantemente a atmosfera do local durante a atividade, determinar a presença de gases tóxicos e inflamáveis e os níveis de oxigênio ideais para a realização das atividades;
  • proibir o uso de ventilação com oxigênio puro e equipamentos de teste no local antes do início das operações;
  • utilize um dispositivo de leitura direta equipado com um alarme calibrado por faísca e que tenha proteção contra radiação eletromagnética e interferência de radiofrequência.

A avaliação inicial da atmosfera deve ser realizada fora do ambiente fechado. Devem ser tomadas precauções para eliminar ou reduzir a possibilidade de incêndio ou explosão durante trabalhos a quente, como soldagem.

 Também devem ser tomadas medidas de controle para inundações, derramamentos, ingestão, impacto, esmagamento, amputação, choque elétrico, quedas, queimaduras, escorregões e outros riscos à saúde e segurança do trabalhador. Cada vez que você entrar em uma área restrita, deverá preencher uma nova Permissão de Entrada e Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *