A Norma Regulamentadora 8 foi elaborada para atuar diretamente sobre edificações, fornecendo os requisitos técnicos de segurança que devem ser adotados nesses locais. A implementação dos requisitos técnicos pode garantir a prevenção de acidentes ou doenças do trabalho, ao adequar as condições do local de atuação profissional.
Qual o objetivo da NR 8?
O principal objetivo da NR 8 é estabelecer requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos trabalhadores. Ela define os parâmetros para edificações observando a proteção contra insolação excessiva ou falta de insolação, contra chuva, entre outros.
A norma proporciona além de segurança, o máximo de conforto a atividades no ramo de edificações, ainda que sejam ambiente onde tendem a prevalecer riscos e perigos.
Quais são os pontos principais da NR 8?
- Altura do Piso ao teto
O pé-direito do edifício deverá obedecer às normas locais de construção, de acordo com a regulamentação municipal, tendo em conta as normas técnicas e condições de segurança, conforto e salubridade ali mencionadas.
- Circulação
Os pisos dos locais de trabalho não podem apresentar saliências ou depressões que prejudiquem a circulação dos trabalhadores, ou mesmo a movimentação de materiais.
Além disso, qualquer abertura nos pisos e nas paredes devem ser protegidas para impedir a queda de pessoas ou objetos.
Os pisos, as escadas fixas e as rampas precisam aguentar as cargas permanentes e móveis a que se destinam, segundo normas técnicas oficiais, e se oferecerem risco de escorregamento devem receber materiais ou sistemas antiderrapantes.
Os andares acima do solo devem dispor de proteção contra quedas, de acordo com as normas técnicas e legislações municipais, como o guarda corpo, por exemplo.
- Proteção contra intempéries
Partes externas e todas aquelas que separam unidades autônomas da edificação, mesmo que não acompanhem sua estrutura, também devem seguir as normas técnicas oficiais relativas à:
- Resistência ao fogo;
- Isolamento térmico;
- Isolamento e condicionamento acústicos;
- Resistência estrutural;
- Impermeabilidade.
Quando aplicável, pisos e paredes dos locais de trabalho devem ser impermeabilizados e protegidos contra a umidade. Além disso, as coberturas dos locais de trabalho devem assegurar proteção contra chuvas.