Ideia Medicina do Trabalho

O que é a NR 11?

A norma regulamentadora número 11, corresponde a normas de segurança, cujo foco é apoiar os colaboradores que trabalham com transporte, movimentação, armazenamento e movimentação de materiais.

Foi criado em 1978 e foi atualizado diversas vezes desde então. Seu principal objetivo é exigir que a empresa garanta a saúde dos trabalhadores por meio de normas de segurança que possam prevenir acidentes de trabalho.

Esta norma também determina regras específicas para: operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

 

Qual a importância da NR 11?

 

Compreender seu funcionamento e, principalmente, cumprir as obrigações previstas na íntegra da NR 11, é fundamental para que uma empresa demonstre preocupação com a integridade física de seus colaboradores no desempenho de suas funções.

Ao cumprir essas normas, a empresa:

 

·         Reduz a probabilidade de acidentes de trabalho;

·         Mantém a integridade física dos colaboradores

·         Evitar tribunais de trabalho e pagar multas

·         Cria um ambiente seguro na empresa;

·         Constrói um senso de responsabilidade social;

·         Aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários.

 

Principais medidas da NR 11

 

A Norma NR 11 reúne uma série de medidas que tentam orientar tanto empregadores quanto empregados em suas ações durante o transporte, movimentação, armazenamento e movimentação de materiais.

Cada item possui normas específicas que sempre focam na manutenção da saúde física do colaborador e na criação de um ambiente seguro para prevenção de acidentes. Confira abaixo as principais medidas de cada item.

 

·         Medidas de tráfego

A NR 11 combina um plano de prevenção com orientações para que os colaboradores que trabalham no setor de transportes se sintam seguros e possam exercer suas funções com tranquilidade.

 

·         Medidas de movimento

Qualquer erro na movimentação do material pode causar acidentes graves. É por isso que a NR 11 oferece às empresas orientações sobre os cuidados a serem tomados na movimentação de materiais.

 

·         Medidas de armazenamento

 O armazenamento adequado de materiais também conta com medidas específicas na NR 11, que facilitam não só o manuseio desses objetos, mas também definem um espaço específico para armazenamento desses materiais.

 

·         Cuidados no manuseio do material

O manuseio de materiais também é enfatizado na NR 11. A norma recomenda que, principalmente no caso de materiais perigosos, os profissionais sejam devidamente treinados e qualificados para a execução do trabalho.

 

O que acontece se uma empresa não seguir a NR 11?

O não cumprimento da Norma Regulamentadora 11 pode causar diversos problemas para uma empresa. Assumirá o risco de que os funcionários fiquem expostos a possíveis acidentes no desempenho de suas funções. Portanto, caso a empresa não cumpra rigorosamente as medidas previstas na NR 11, ela poderá:

  • Estar exposto a acidentes;
  • Sofrer interdição da fiscalização do trabalho por tempo indeterminado;
  • Pagar multas

Vantagens de investir na NR 11

Se por um lado o descumprimento da NR 11 pode fazer com que a empresa coloque em risco a segurança de seus colaboradores e tenha que enfrentar possíveis consequências caso ocorra um acidente, o cumprimento desta norma poderá trazer benefícios à rotina empresarial.

 Alguns deles são:

  • Um ambiente seguro
  • Aumento da produtividade
  • Boa imagem da companhia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma Mensagem
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?