Ideia Medicina do Trabalho

O que é a NR 28?

A Norma Regulamentadora 28 é um conjunto de normas técnicas que devem ser seguidas pelos fiscais do trabalho, trabalhando para melhorar continuamente o ambiente de trabalho e adaptar os setores para garantir a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores.

A NR 28 foi criada em 8 de junho de 1978 através do Decreto MTB 3.214, no qual foram estabelecidas as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho.

Para que serve a NR 28?

A NR 28 serve para fornecer diretrizes técnicas a serem seguidas pelos fiscais do trabalho para a realização das fiscalizações necessárias dos setores trabalhistas e possibilita o direcionamento das melhorias necessárias.

Além disso, a NR 28 estabelece as penalidades que devem ser aplicadas às empresas que negligenciam a NR e expõem seus funcionários a condições de risco grave e iminente.

Fiscalização da NR 28

Quem realiza fiscalizações periódicas nas empresas é o fiscal do trabalho. Ao avaliar os critérios de cumprimento, este perito leva em consideração o ramo de atuação e a função que o trabalhador desempenha. Isso ocorre porque algumas NRs são bastante específicas e nem sempre se aplicam a um negócio.

O tempo máximo de processamento é de 60 dias, mas dependendo da situação, a empresa pode solicitar prorrogação de até 120 dias. Vale lembrar que o pedido de prorrogação só é válido se for solicitado no prazo de 10 dias após a visita do fiscal.

Embargo e proibição

Há casos em que um inspector do trabalho determina que uma situação de incumprimento representa um risco imediato para a saúde ou integridade física do trabalhador. Neste caso, propõe o fechamento de estabelecimento, setor de serviços, máquina ou equipamento.

Além disso, com base em critérios técnicos, o fiscal pode solicitar o embargo parcial ou total da obra. Portanto, os trabalhos só serão retomados quando a autoridade regional competente constatar que foram feitos os ajustes necessários, tendo em conta o novo relatório técnico.

O que mudou na NR 28?

Assim como outras normas regulamentadoras, a NR 28 sofreu alterações em 2022.  Agora suas novas listas e códigos acompanham os principais documentos de gestão de riscos laborais contidos nas NRs atualizadas: PGR, PCMSO e PGRTR.

Esses documentos já podiam ser verificados antes da atualização. Contudo, não houve respaldo legal para embargo ou proibição, pois não havia códigos para essas violações na NR 28. Com o novo Anexo II da NR 28, sanções poderão ser aplicadas.

 .

Como a NR 28 protege os trabalhadores?

A prevenção é sempre o caminho mais seguro para as empresas, pois evita uma série de problemas que podem prejudicar o relacionamento entre os colaboradores e a organização. Isso também significa que a NR 28 é uma forma legal de garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Quais são os motivos mais comuns para sanções?

A maioria das penalidades geralmente está relacionada a falhas em máquinas e equipamentos, seja devido a:

  • Falta de manutenção;
  • Operação defeituosa;
  • Falta de treinamento de uso e conscientização dos funcionários;

Ou mesmo a ausência destes equipamentos, como é o caso dos EPC e EPI, cujo uso é obrigatório em determinados casos.

Como as empresas podem evitar multas e penalidades?

O descumprimento das normas regulatórias leva as empresas ao pagamento de multas, além de possíveis sanções como embargo e interdição. O funcionamento irregular traz prejuízos diretos e indiretos às empresas.

Além de perder dinheiro, perde-se tempo na adaptação de processos, sem falar na reputação da empresa, cuja autoconfiança está abalada. Os consumidores monitoram cada vez mais a imagem e os valores das empresas, e uma organização que não cumpre a lei prejudica a percepção da sua marca no mercado. São coisas que não acontecem quando uma organização já tem uma cultura preventiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma Mensagem
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?